junho 15, 2013

Ao Pormenor: Na Montanha de Chebika

A Tunísia é um país de contrastes e no raio de alguns quilómetros tudo muda. Desde a costa mediterrânica até às "portas" do deserto muitos são os tesouros que se escondem nesta terra fascinante.
A excursão à montanha de Chebika com o seu invulgar oásis foi uma dessas pequenas maravilhas, recompensa para uma cansativa viagem de autocarro entre Hammamet e Tozeur.
De manhã bem cedo seguimos em veículos 4x4 em direcção às montanhas onde visitamos uma povoação nas proximidades de uma antiga aldeia abandonada em 1969 depois das grandes inundações que provocaram 400 mortos na Tunísia. 

A visita começa num pequeno comércio onde nos tentam impingir umas bugigangas, nada que não seja habitual para quem está habituado a viajar. Os meninos seguiram-nos para todo o lado tentando vender umas pedrinhas (a famosa rosa do deserto) e pedinchando, aqui e ali, tudo o que pudéssemos dar. É preciso entender que estas pessoas são extremamente pobres e dependem do turismo para viver por isso é preciso ter um pouco de consciência e tolerar estas "perseguições", com o tempo acabamos por nos habituar. Depois a visita segue num serpentear entre o palmeiral, atravessando tunéís na rocha até chegarmos à pequena relíquia desta montanha, o oásis. Em si não é nada de espectacular, mas pela sua envolvência acaba se tornando algo de especial.

Durante o período romano este lugar foi um posto avançado onde as forças militares mantinham as áreas circundantes sob vigia comunicando com outros  postos através de espelhos.
Várias cenas de filmes como: Star Wars Edpisódio IV ou O Paciente Inglês foram rodados neste local!
referências: wikipedia.org

DSC00222

DSC00223


DSC00242


DSC00235




DSC00230



DSC00228


DSC00244


DSC00256


DSC00263


Como chegar:
Praticamente todos os circuitos na Tunísia incluem esta visita pelo que não será muito dificil encontrar a montanha e o seu encantador oásis.
Incluído no programa: "Grande circuito da Tunísia" da agência Abreu.

Clique para ampliar









0 comentários: