junho 02, 2013

Por Cá: Alte, aldeia cultural

A Freguesia de Alte, com uma superfície de aproximadamente 97 km2, situa-se no centro do Algarve no Concelho de Loulé. Situa-se na zona do Barrocal já muito perto da Serra do Caldeirão. 
O tempo por aqui parece não ter passado. A aldeia ainda conserva a traça original de outros tempos, tempos em que a agricultura era o principal motor da freguesia, tempos em que por aqui ainda se viam muitos jovens, mas também esses tiveram de partir à procura de trabalho noutras localidades e assim se iniciou a desertificação.
Outrora a "aldeia mais cultural de Portugal", hoje Alte, a meu ver, encontra-se um pouco esquecida no tempo e é por isso que decidi escrever este post dedicado a um dos meus sítios preferidos, a Fonte Grande.


Chaminé típica


O que fazer:
Poderá ir num dia de manhã e aproveitar o sol na piscina da Fonte Grande onde pode fazer um piquenique ou um bom grelhado.
Pode também realizar um percurso pedestre ou de btt que se inicia ali mesmo, na Fonte Grande! ( mais informações sobre percursos pedrestres e btt aqui)
Mais tarde um jantar no Restaurante Fonte Pequena poderá ser uma boa sugestão para finalizar um excelente dia com um prato típico algarvio como: Xarém com carne de porco ou Galo caseiro guisado com batatas.

IMG_0051
Piscina na Fonte Grande
IMG_0056
Zona de piquenique

IMG_0059
Nascente
IMG_0068

IMG_0071
Fonte Pequena

IMG_0072

Mesmo à entrada de Alte (oeste) encontra-se mais uma maravilha natural praticamente desconhecida, a "Queda do Vigário" O acesso a esta encantadora queda de água é feito pelo estacionamento anexo ao cemitério onde se encontra um caminho bastante acessível que o levará mesmo até ao destino.

IMG_0417
Queda do Vigário
Como chegar:
Alte situa-se no centro do Algarve no Concelho de Loulé.


 Clique para ampliar

ver albúm de fotos




0 comentários: