maio 01, 2013

Ao pormenor: A aldeia núbia

Nos primeiros tempos da sua história os núbios, tal como a maioria dos povos dessa época, eram caçadores/ recoletores distribuídos por várias povoações ao longo do Rio Nilo. Mais tarde e aproveitando todos os recursos que o rio lhes oferecia, desenvolveram mais a agricultura e a pesca.
Mais tarde, por volta de 2000 a.C., essas povoações acabaram por se unir e formar o Reino de Kush, liderado por um rei, à semelhança do Egipto.

A Núbia é, nos dias de hoje, uma região no vale do Nilo partilhada pelo Egipto e pelo Sudão, deixando para trás um grande passado onde foi uma grande civilização, talvez a primeira grande civilização negra de África.
Os seus descendentes estão atualmente espalhados e divididos por várias aldeias pelos dois países. 

Na década de 70, as povoações a sul de Assuão viram o seu território reduzir drásticamente devido à construção da Grande Barragem de Assuão que levou à subida das águas formando um enorme lago a que chamaram "Lago Nasser" em homenagem ao presidente Gamal Abdel Nasser. As povoações que aqui residiam rumaram então a outras paragens.
Expulso das suas terras e empurrado para uma civilização que não a sua, este povo não teve outra solução senão modernizar-se e de deixar para trás uma cultura riquíssima e um estilo de vida que nunca mais poderão retomar. Hoje em dia, vivem vivem em pequenas aldeias "museu" onde subsistem principalmente do turismo.

Apesar de todos estes aspetos considerei a visita à aldeia núbia uma boa experiência, mais pela travessia no Rio Nilo do que própriamente pela aldeia...


A nossa barcaça!



A tradicional Feluca

Meninos núbios




Depois o habitual passeio de dromedário até à aldeia. Experiência interessante para quem nunca andou, eu pessoalmente acho um meio de transporte muito desconfortável!!



O Areias é um camelo....




Um olhar pela aldeia onde se destaca um... "Carrefour"!



O momento perferido dos espanhóis (o momento onde se fuma chicha)

O Crocodilo do Nilo... ou pelo menos será um dia!


Esta aventura é apenas um episódio. Ver artigo completo aqui.
Poderá realizar esta excursão no programa: "O Melhor do Egipto" da Imagetours. 
saiba mais aqui

0 comentários: